Eras Geológicas e Origem da Vida

       Eras geológicas fazem parte das divisões da escala do tempo geológico e podem ser subdivididas em períodos. De maneira semelhante um conjunto de Eras formam um Éon. Essa organização foi proposta por geólogos que buscavam organizar e descrever toda a idade da Terra, em “fatias” que correspondem à eventos geológicos e ambientais marcantes, além de origem e desenvolvimento de novos organismos. Sendo assim, a partir do estudo dos Éons, Eras e Períodos podemos conhecer os eventos biológicos e geológicos da Terra. A seguir serão apresentadas as Eras, divididas de acordo com os Éons, e seus principais eventos.
Éon Haedeano
        É o Éon mais antigo e o único que não possui divisão em Eras. Iniciou a 4,6 bilhões de anos (Ba) junto com a formação da Terra e demais planetas do sistema solar e teve fim a 4,0 Ba após a formação dos primeiros oceanos da Terra. Nesse tempo, nem os oceanos e nem os continentes haviam se formado ainda.
Éon Arqueano
         Antigamente era conhecido como Arqueozoico ou Arcaico e divide-se em quatro Eras: Eo-arqueano, Paleo-arqueano, Meso-arqueno e Neo-arqueano. A imagem abaixo representa uma parte da tabela geológica com destaque para o Éon Arqueano.

Fonte: Site stratigraphy.org

         Eoarqueano: Durou entre 4,0 Ba e 3,6 Ba e teve como principal evento o surgimento de microfósseis e estromatólitos (imagem a seguir) mais antigos.


Fonte: Acervo LPUFS (16 cm).
            
      Paleoarqueano: Durou de 3,6 Ba até 3,2 Ba, Era em que ocorreu a formação do primeiro supercontinente, o Vaalbara, e na qual se registraram bactérias com 3,46 Ba encontrada em rochas na Austrália representada na imagem a seguir.


Fonte: Site g1.globo.com

     Mesoarqueano: Durou entre 3,2 até 2,8 Ba, no final dessa Era o supercontinente Vaalbara começou a se partir e os estromatólitos se espalhavam na Terra.
        Neoarqueano: Durou de 2,8 a 2,5 Ba, nessa Era a atmosfera da Terra começou a ficar oxidante e ocorreu a formação do supercontinente Kenorland.

Imagem do supercontinente Kenorland.
Fonte: Site geofrik.com.

Éon Proterozoico   
    O nome desse Éon é derivado do latim primeira vida e divide-se nas Eras Paleo-proterozoico, Meso-proterozoico e Neo-proterozoico. A imagem abaixo representa uma parte da tabela geológica com destaque para o Éon Proterozoico.


Fonte: Site stratigraphy.org
     Paleo-proterozoico: Durou entre 2,5 e 1,6 Ba e teve como principais eventos o surgimento dos primeiros eucariontes, acumulação de oxigênio na atmosfera e extinção em massa de seres anaeróbicos e diversos eventos geológicos que resultaram na formação de mais um supercontinente conhecido como Columbia.
        Meso-proterozoico: Durou de 1,6 a 1,0 Ba. Nessa Era formou-se outro supercontinente, o Rodínia, e surgiu a reprodução sexuada.      
       Neo-proterozoico: Durou de 1,0 Ba até 541 milhões de anos (Ma). Os principais eventos dessa Era foram o surgimento dos primeiros icnofósseis que são vestígios de atividades biológicas de organismos, a fauna de ediacara e o surgimento de primeiras conchas.

Fauna de Ediacara.
Fonte: Site museumvictoria.com.au

Éon Fanerozoico

        É o Éon atual, teve início há aproximadamente 541 Ma, seu nome é derivado do grego phaneros, visível; oikos, vida e é marcado pela grande diversificação da vida microscópica e pela reprodução sexuada.
      Paleozoico: Essa Era durou de 541 Ma a 251 Ma e é subdividida em seis períodos: Cambriano, Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbonífero e Permiano. Os principais eventos dessa Era foram o estabelecimento dos principais filos de invertebrados e diversificação dos trilobitas no período Cambriano; surgimentos dos primeiros vertebrados – ágnatas no período Ordoviciano; primeiras plantas e animais terrestres no período Siluriano; primeiros anfíbios no período Devoniano; primeiros répteis e primeiras gminosperma no período Carbonífero; formação do supercontinente Pangea, fauna terrestre dominada por insetos semelhantes a baratas e surgimentos dos répteis da classe Synapsida no período Permiano onde também foi registrado uma extinção em massa onde 95% da vida terrestre desapareceu.

Fonte: Site stratigraphy.org
          
       Mesozoico: Essa Era durou de 251 Ma a 66 Ma e é subdividida em três períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo. Os principais acontecimentos dessa Era foram os primeiros dinossauros e mamíferos no Triássico; primeiras aves no Jurássico; primeiras angiospermas e início da separação da Pangea em dois continentes Laurásia e Gondwana; início da fragmentação da Gondwana resultando nos continentes América do Sul e África, no período Cretaceo. Neste último, ocorreu também, uma extinção em massa dos dinossauros, amonoides e alguns vegetais.

Fonte: Site stratigraphy.org
         Cenozoico: Iniciou há 66 milhões de anos e se estende até os dias atuais e é dividida em três preríodos: Paleógeno, Neógeno e Quaternário. Os principais eventos ocorridos nessa Era foram a diversificação dos mamíferos atuais, como as primeiras baleias; aparecimento dos primeiros primatas; surgimento dos Homo sapiens e domínio dos mamíferos no mais recente e atual período, Quarternário.

Fonte: Site stratigraphy.org
Quer saber mais:
Breve História da Terra.



Curiosidade:
Cientistas encontram micróbios fossilizados mais antigos da Terra.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
ALMEIDA, J.A.C. & BARRETO, A.M.F. 2010. O tempo geológico e evolução da vida. In: CARVALHO, I.S. (ed.) Paleontologia: Conceitos e métodos. 3ª ed. Rio de Janeiro, Interciência, v.1, p. 93-109.

Nenhum comentário:

Postar um comentário